Vitamina D – Benefícios para o organismo e principais fontes

Seguimos agora com mais um artigo na nossa série sobre as vitaminas e sua importância para o nosso organismo. Se você não viu os outros artigos, no final desta página temos um menu com todos os conteúdos já publicados.

Dessa vez vamos tratar sobre a Vitamina D, uma vitamina que nosso corpo é capaz de produzir, desde que haja exposição adequada de luz solar.

Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D é responsável pela regulação do cálcio do sangue e dos ossos, pode ser produzida pelo organismo se houver exposição correta de raios ultravioletas da luz solar. Pode ser encontrada em alimentos como gema de ovos, fígado e outras fontes que veremos abaixo. Sua ausência pode causar doenças como raquitismo e osteoporose.

Principais fontes de Vitamina D

A vitamina D pode ser obtida de diversas maneiras. Trata-se em primeiro lugar de uma vitamina que próprio corpo humano é capaz de produzir, desde que haja exposição periódica da pele ao sol. Não precisa que a exposição seja muito longa, especialistas afirmam que de 5 a 10 minutos por dia, 2 ou 3 vezes por semana já é suficiente.

Algumas pessoas sofrem de deficiência dessa vitamina, pessoas que ficam em ambientes fechados, sem exposição do sol. Além disso, regiões com pouca incidência solar ajudam a piorar o problema.  Para pessoas que sofrem com tal déficit dessa vitamina, separamos alguns alimentos que podem ajudar.

Alimentos ricos em vitamina D

  • Sardinha
  • Atum
  • Arenque
  • Salmão
  • Gemas de ovos
  • Cogumelos
  • Leite
  • Fígado

Vitamina D

Principais Benefícios

Saúde óssea

Essa vitamina é claramente muito conhecida por sua ação junto ao desenvolvimento ósseo e também à sua manutenção. Essa propriedade vem da regulação do cálcio. A vitamina estimula maior densidade óssea e colabora para um crescimento saudável de crianças e evita osteoporose em idosos.

Reduz o risco de diabetes

Um importante beneficio dessa vitamina é a redução do risco de ter diabetes. Isso acontece pois tal vitamina possui um impacto positivo na secreção de insulina, ampliando a capacidade do organismo de processar o açúcar, evitando o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Performance mental

Especialistas afirmam que um dos maiores benefícios dessa vitamina é a sua influencia sobre a performance mental. Em testes realizados, pessoas com bons níveis de vitamina D apresentam uma memória mais eficiente e também raciocínio mais rápido e claro.

Emagrecimento

Para quem busca a perda de peso, essa vitamina é muito importante e significativa. Há uma relação importante entre os níveis de vitamina D e a capacidade do organismo queimar gordura. Em estudos feitos por especialistas, pessoas que tem bons níveis de tal vitamina queimaram mais gordura e perderam mais peso. Essa vitamina também tem uma influência negativa sobre os níveis de cortisol, que é um hormônio que estimula o acumulo de gordura abdominal.

Maior Imunidade

Assim como outras vitaminas, essa tem uma função importante de estimular o sistema imunológico. Naturalmente, tal  função da vitamina, amplia o poder do sistema imunológico e o torna capaz de proteger o corpo de diversos tipos de doenças.

Conclusão: A vitamina D por mais que pareça ser algo natural produzida por nosso corpo, merece tanta atenção quanto as outras já faladas por aqui. Se não houver um controle e exposição regular aos raios do sol, pode haver um déficit que causa graves doenças. Mas com uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é fácil de manter tudo no lugar.

Vitamina D

Veja também nossos outros artigos sobre outras vitaminas importantes que fizemos, a lista segue abaixo:

 

4.6/5 - (8 votes)
Compartilhe agora mesmo:

Comentários