Vitamina A (Retinol) – Onde encontrar e Benefícios

Cuidar do corpo é algo essencial para manter uma vida saudável e longe de doenças. Maneiras eficazes de fazer isso é praticando exercícios, tendo hábitos saudáveis e se alimentar bem, consumindo as vitaminas necessárias para o seu bem estar. Estamos começando uma série de artigos agora em nosso site onde vamos mostrar as principais vitaminas que devemos consumir, quais os seus benefícios e também onde encontra-las.

Vamos começar falando da vitamina A, que consumida de maneira regular desempenha o papel de cuidar do seu organismo de dentro para fora.

Vitamina A

Vitamina A

A vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura que tem um papel importante na saúde da visão, da pele e da função neurológica. A ausência de tal vitamina pode causar cegueira noturna, espessamento da córnea e também cegueira.

Fontes de Vitamina A

Essa vitamina é encontrada em duas formas primárias. Sendo elas, vitamina A betacaroteno e vitamina A ativa.
A vitamina A betacaroteno é encontrado principalmente em plantas e precisa ser convertido em vitamina A ativa para só então ser utilizada pelo organismo.

A vitamina A ativa vem de alimentos de origem animal e é denominada retinol. Essa vitamina pode ser utilizada diretamente pelo organismo.

Para ter uma de antioxidantes correta com vitamina A, especialistas recomendam uma dieta balanceada rica em legumes, frutas e alimentos naturais e de verdade, em vez de suplementos.

Alimentos ricos em vitamina A

Separamos uma lista com alguns dos melhores alimentos que são ótimas fontes de vitamina A para o dia a dia, são eles:

  • Melão
  • Alface
  • Batata Doce
  • Couve
  • Espinafre
  • Nabo
  • Brócolis
  • Ovos
  • Atum
  • Abóbora
  • Manga
  • Damasco
  • Pimentão

Vitamina A
Principais Benefícios

Melhora a imunidade

Funções importantes do sistema imunológico são dependentes dessa vitamina. O genes responsáveis pela resposta imune são regulados por tal vitamina. Isso significa que ela é um nutriente essencial na luta contra doenças como câncer e doenças autoimunes, porém também é essencial em caso de doenças consideradas comuns, como gripe ou resfriados.

Combate inflamações

Essa vitamina tem propriedades antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, que causam danos nos tecidos e células. O consumo desse nutriente pode ajudar a diminuir também o risco de alguns tipos de alergias alimentares.

Melhora a saúde ocular

O betacaroteno, que é a forma da vitamina encontrada em plantas, tem um papel importante na prevenção da degeneração macular, que é a principal responsável pela cegueira relacionada à idade.

Melhora a saúde da pele

O consumo regular de vitamina A auxilia na cicatrização de feridas. Ela é um nutriente necessário para apoiar todas as células da pele, interna e externamente, combatendo até mesmo o câncer de pele.
Estudos comprovaram que ela combate também a acne e melhora a saúde geral da pele. Ajuda na produção de colágeno, que é responsável por mantém a pele jovem.

Conclusão: Essa vitamina é importante para a saúde e o bem estar do organismo como um todo. Pode ser encontrada nos mais diversos alimentos e tem efeitos importantes para manter tudo em dia no seu corpo.

Vitamina A

Veja também nossos outros artigos sobre outras vitaminas importantes que fizemos, a lista segue abaixo:

Compartilhe agora mesmo:

Comentários