Benefícios do Cravo da Índia – Conheça agora mesmo

O cravo da índia é um botão de uma flor, do qual podem se conseguir óleos essenciais com propriedades medicinais, que trazem benefícios a saúde, cosmética e culinária. Esta planta, também conhecida cientificamente como Syzygium aromaticum ou Eugenia caryophyllata é usada de várias maneiras no dia a dia, vamos falar agora sobre algumas dessas maneiras e quais os benefícios de se fazer uso do cravo da índia.

O cravo da índia ajuda pessoas que buscam pelo emagrecimento a conseguir alcançar seu objetivo e ainda ter um melhor funcionamento de seu organismo. É um ótimo auxiliar para quem busca manter a saúde em dia.

Ele é rico em nutrientes e óleos que auxiliam na disposição do corpo e mente de quem faz uso. O cravo ainda contém uma boa quantidade de sais minerais como manganês, selênio, magnésio e potássio.

Cravo da índia

 

Veja agora os principais benefícios do Cravo da Índia

Expectorante

Usado como chá expectorante o cravo da índia auxilia na limpeza da garganta, soltando o muco que estava agarrado.

Analgésico

O chá de cravo da índia é um poderoso analgésico para diversas dores, ajuda a amenizar dores de cabeça, candidíase oral, dores de dente, cólicas menstruais e também ajuda a baixar a febre. É também um remédio caseiro muito bom para tratar queimaduras, infecções e feridas.

Circulação sanguínea

O óleo retirado do cravo da índia atua na circulação sanguínea, melhorando o fluxo auxiliando todo o organismo. É também um ótimo nutriente para a pele e melhoria do sistema imunológico por purificar o sangue.

Alívio da tosse

Devido a sua característica expectorante ele também é um ótimo remédio caseiro para aliviar a tosse. É recomendado o uso do cravo da índia em chás regularmente até que a tosse alivie.

Antioxidante

A especiaria também é um ótimo antioxidante, que combate radicais livres evita danos na pele. Possui capacidade de liberar hidrogênio, assim reduzindo consideravelmente a quebra das gorduras poli-insaturadas.

Antisséptico bucal

O chá de cravo da índia é usada também para o tratamento de bactérias encontradas no estômago e na boca. Sua função antisséptica ajuda a eliminar o mau hálito. Graças a essa característica o cravo é muito utilizado na fabricação de pastas de dente. Possui também ação comprovada contra dor de dentes e na gengiva.

Cravo da índia

Contraindicações

O cravo da índia não é indicado para mulheres gestantes ou em lactação. Crianças com menos de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas também não devem fazer uso da especiaria. A aplicação exagerada do óleo pode causar irritações na pele.

 

4.8/5 - (5 votes)
Compartilhe agora mesmo:

Comentários